São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado no sul da região Sudeste e tem como limites os estados de Minas Gerais (N e NE), Rio de Janeiro (L), Paraná (SO) e Mato Grosso do Sul (O), além do oceano Atlântico (SE). É dividido em 645 municípios e ocupa uma área de 248 209,426 quilômetros quadrados, sendo pouco maior que o Reino Unido. Sua capital é a cidade de São Paulo.
Muitas vezes apelidado de "locomotiva do Brasil", o estado é isoladamente responsável por 33,9% do PIB brasileiro, sendo o estado com o maior PIB do país. Além do maior PIB, São Paulo também possui o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano, o segundo maior PIB per capita, a segunda menor taxa de mortalidade infantil e a quarta menor taxa de analfabetismo entre as unidades federativas do Brasil.
Com mais de quarenta milhões de habitantes, São Paulo é o estado mais populoso do Brasil e a terceira unidade política mais populosa da América do Sul, sendo superada apenas pelo próprio país e pela Colômbia, à frente de todos os outros países sul-americanos. Sua população é a mais diversificada do Brasil e descende principalmente de portugueses que descobriram o Brasil e instalaram as primeiras vilas no Brasil exatamente no estado de São Paulo e de imigrantes italianos, ameríndios, africanos além de outras grandes correntes migratórias, como árabes, alemães, espanhóis e japoneses. A capital paulista é a sexta maior cidade do planeta e sua região metropolitana, com 19 223 897 habitantes, é a sexta maior aglomeração urbana do mundo. Regiões muito próximas à cidade de São Paulo são também regiões metropolitanas do estado, como Campinas e Baixada Santista; há também uma proposta em andamento para a implementação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado Complexo Metropolitano Expandido – ultrapassa 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado de São Paulo inteiro. No interior do estado, mais notadamente na região norte, também podemos citar grandes cidades como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, que juntas somam quase 1 milhão e 200 mil habitantes, e suas respectivas regiões administrativas possuem mais de 3 milhões de habitantes. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.
  São Paulo
Nosso perfil no FacebookSiga-nos, Jornal Imóveis CuritibaConheça nosso BlogEnglishDeutschEspañolesItalianoFrançaiseJapanese
  •  Entrar

Busca Rápida:  |   |  
Pesquisa avançada

VOLTAR


Indicadores financeiros

Indicadores de inflação


Indicadores Diversos


Dólar (Fechamento dos últimos Dias)


Euro (Fechamento dos últimos Dias)

SKYPE

 

Dólar (Cotação atual)

 
Creci’s Regionais da República Federativa do Brasil
Venda,locação e permuta de imóveis em Curitiba e região
 
  • Rua Jacarezinho 1263, Loja 2  Mercês   Curitiba   
    Telefones: (41) 3077-6238  (41) 9157 5928  (41) 9165-6238
    portal@corretoreseassociados.com

  • Produção:
    PoP SiTeS - Internet
  • © Copyright Corretores & Associados
    Creative Commons License